Por que o Brasil foi o escolhido para sediar Copa de 2014?

A escolha do Brasil se deve a uma mudança no regulamento da Fifa. Em 2000, quando a Alemanha derrotou a África do Sul na votação interna do órgão para escolher o país-sede da Copa de 2006, a Fifa decidiu estabelecer um rodízio entre os continentes que abrigarão o campeonato. Coube à África do Sul, o mais desenvolvido país africano, encarregar-se da Copa de 2010. Para 2014, sendo a América do Sul a bola da vez, a disputa ficou entre o Brasil e a Colômbia. Em abril de 2007, alegando que não conseguiriam cumprir todas as exigências da Fifa para a realização de uma Copa do Mundo, os colombianos retiraram a candidatura. O Brasil se tornou candidato único. Mas um dia antes do anúncio do país-sede para 2014 a Fifa também divulgou o fim do rodízio de continentes, para evitar as candidaturas únicas.
 

Read More

Algum estádio está preparado para receber a Copa?

Não, todos precisam de obras para abrigar uma partida do Mundial. Adaptar os modestos estádios brasileiros às recomendações técnicas da Fifa exigirá reformas colossais, e até a construção de novas instalações. Nenhum, nem mesmo os mais recentes, cumpre os requisitos básicos, a começar pelo conforto do público. A Fifa recomenda que todos os espectadores tenham assentos individuais, com encosto de pelo menos 30 centímetros de altura. Banheiros limpos e em número suficiente, corredores de entrada e saída largos e tribunas de imprensa bem equipadas são raridades nos campos brasileiros.
Read More

Quantos estádios serão escolhidos para o Mundial?

A Fifa deve anunciar a lista de estádios que vão abrigar partidas do Mundial somente no fim do ano que vem. Serão selecionados no mínimo oito e no máximo doze.
Read More

O que é a copa do mundo

A Copa do Mundo , ou Campeonato Mundial de Futebol , é um torneio de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA . Começou em 1930 , com a vitória da seleção do Uruguai . No primeiro mundial, não havia torneio eliminatório, e os países foram convidados para o torneio. Nos anos de 1942 e 1946 , a Copa não ocorreu devido à Segunda Guerra Mundial . O Brasil possui a seleção com mais títulos mundiais, o único país pentacampeão e o único a ter vencido o torneio fora do seu continente. É também o único país a ter participado de todas os Campeonatos. Segue-se a seleção tetracampeã da Itália , a tricampeã Alemanha , as bicampeãs Argentina e Uruguai e, por fim, as seleções da Inglaterra e da França , com um único título.
A Copa do Mundo é o segundo maior evento desportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos de Verão . É realizada a cada quatro anos, tendo sido sediada pela última vez em 2006 na Alemanha , com a Itália como campeã, ficando a França em segundo lugar, o país organizador a Alemanha em terceiro e Portugal em quarto. Os próximos, em 2010 , serão na África do Sul . 



Read More

Brasil é confirmado como sede da Copa do Mundo de 2014

"O Brasil está preparado para cumprir o dever de casa", promete Ricardo Teixeira, presidente da CBF, no discurso em Zurique, na Suíça, sede da Fifa e onde foi realizada a cerimônia de apresentação da candidatura - única, por sinal, já que nenhum outro país sul-americano quis concorrer a sede. "Até o fim do ano tudo estará em ordem, com as comissões para administrar e conduzir o evento. O trabalho começa imediatamente", diz o ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior.

"Não deveria dizer, mas digo que fiquei impressionado. Isso é futebol, isso é Brasil", resume o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que fez o anúncio em discurso breve, emendando: "Tínhamos atribuído à América do Sul a competição, fiquei com a impressão que teríamos uma competição, mas na hora de definirmos a Colômbia desistiu. E não foi fácil por causa disso, pois o desafio era o Brasil atingir as condições. Colocamos tudo em nível máximo e deu tudo certo".

O dia na capital suíça foi agitado, apesar da chuva e do frio. Primeiro, com a apresentação das candidatas, passando pela confirmação de que a Alemanha será a sede da Copa do Mundo feminina de futebol de 2011 (superando o Canadá), e terminando com o anúncio brasileiro. A cerimônia de apresentação da candidatura teve como enfoque a preservação ambiental, tema que domina as discussões no planeta e que será o fio condutor do trabalho no País para o Mundial.

O próximo passo do Comitê Organizador do evento - com promessa para estar em funcionamento até janeiro - será definir as cidades que serão sedes dos jogos. São 18 na disputa, com dez a doze sendo provavelmente escolhidas. Todas terão de criar a infra-estrutura e os estádios de acordo com as imposições da entidade. São, no máximo, sete anos para isso. Existe um investimento estimado em US$ 9 bilhões (cerca de R$ 15,7 bilhões).

A Copa que se realizará no Brasil deverá ter 32 seleções e 64 partidas, com a mesma fórmula de disputa das edições de 2002, 2006 e 2010. O único confirmado é o Brasil, já que é a sede. Nem o campeão da edição de 2010, na África do Sul, está confirmado, já que terá de disputar as Eliminatórias. Por causa disso, a seleção terá tempo para se preparar para aquela que promete - e se espera - que seja sua maior conquista.


A Copa do Mundo de 2014 está programada para ser realizada em um país da América do Sul . Em 7 de março de 2004 , a FIFA anunciou que a Copa acontecerá na América do Sul pela primeira vez desde que a Argentina sediou o evento em 1978 , coerente com sua política de um rodízio do direito de sediar uma Copa do Mundo entre as diferentes confederações continentais.
No dia 3 de Junho de 2003 , a Confederação Sulamericana de Futebol havia anunciado que Argentina , Brasil e Colômbia se candidataram à sede do evento. Em 17 de março , as confederações da CONMEBOL votaram de forma unânime pela adoção do Brasil como seu único candidato. O dia 7 de fevereiro de 2007 seria a data final para as inscrições, porém a FIFA antecipou o prazo, tendo esse acabado em 18 de dezembro de 2006. A decisão final sobre a sede acontecerá no dia 7 de Novembro de 2007 . Essa será a primeira vez na história que a Copa do Mundo acontecerá fora da Europa por duas vezes consecutivas.
Caso a candidatura brasileira não esteja de acordo com as normas determinadas pela FIFA , a competição poderá ser realizada em outro país, inclusive fora da América do Sul. Os Estados Unidos e o Canadá , já mostraram interesse em sediar a copa, caso o esforço do Brasil não seja satisfatório, conforme as exigências da FIFA .
Read More